quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Do asfalto ao gramado

O Campeonato Brasileiro já contornou a última curva e aponta na reta de chegada, e assim como na Fórmula 1, só será decidido depois da bandeira quadriculada. Da mesma forma como foi decidida a temporada mais emocionante e polêmica da competição automobilística, o futebol brasileiro pode ter três campeões; Fluminense (1º colocado, 68 pontos), Corinthians (2º, com 67 pontos) e Cruzeiro (3º, 66 pontos), sem contar que o Brasileirão de 2010 também foi o mais emocionante e polêmico dos últimos anos.

Mala branca, corpo mole, jogo de equipe, foram os principais assuntos discutidos dentro e fora das pistas e gramados. Convenhamos, jogo de equipe, principalmente na Ferrari, sempre existiu. Mala branca no futebol, não é tão grave, mas também não é tão justo. O que é realmente grave é uma torcida exigir que todo o trabalho de um time seja jogado fora em uma única partida por uma simples questão de rivalidade.

As atitudes das torcidas do São Paulo e do Palmeiras, essa última mais desprezível ainda pela agressão ao goleiro Deola, foram totalmente antidesportiva. Exigir que seus jogadores entreguem o jogo é absurdo. Espero que entendam o meu ponto, entregar o jogo, é diferente de ganhar uma “bolada” para vencer uma partida. Mas volto a repetir, não sou a favor de nenhum tipo de incentivo ou pagamento por partidas. 

No caso do Brasileirão deste ano podemos ter outros interesses em jogo, por exemplo, o Corinthians, que tem o mesmo patrocinador que Goiás e Guarani. Dois times diretamente envolvidos com os resultados do campeonato. Lógico, não é certo que o Goiás entregue o jogo para o Timão, mas não seria o fim se o Guarani lutasse para vencer o jogo contra o Fluminense. 

Uma solução para acabar com essa polêmica, pode ser a volta do “mata-mata”, redução das vagas para Copa Sul-Americana ou até mesmo uma premiação em dinheiro para os melhores colocados no campeonato, uma forma de evitar que os times no meio da tabela entreguem o jogo. Outra solução, só que mais utópica, seria uma aulinha de ética esportiva para os dirigentes do futebol, pena que não funcionaria, pois como dizia o meu avô: “burro velho não aprende truque novo.” 

Só por curiosidade, na Fórmula 1, o campeão deste ano foi Sebastian Vettel (Red Bull), que chegou na última corrida em terceiro lugar no campeonato, atrás de Fernando Alonso (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull), e saiu de Abu Dhabi com o “caneco”. Em 2007, correndo pela Ferrari, o finlandês Kimi Raikkonen fez a mesma façanha, aqui no Brasil. Então, torcedores do Cruzeiro, não é hora de desanimar, o campeão não está decidido.

7 comentários:

  1. O Guarani será o Petrov desse Brasileirão.

    ResponderExcluir
  2. Pode apostar...!!! hahaha. Os times rebaixados podem decidir o brasileirão de 2010...!!!

    ResponderExcluir
  3. "As atitudes das torcidas do São Paulo e do Palmeiras, essa última mais desprezível ainda pela agressão ao goleiro Deola, foram totalmente antidesportiva."
    Não preciso nem lembrar que ano passado o Corinthians tb entregou só pra prejudicar o São Paulo...E isto, não vai acabar, a não ser que mude a forma do Brasileirão...Já que todos os grandes campeonatos são mata-mata, pq o nosso não?

    Enfim...
    Quanto ao texto, tá bom,sim. Só verificaria algumas repetições e tomaria cuidado com o excesso de 'informalismo' (se é q existe essa palavra louca,rs) pq dependendo de pra onde ele for pode ser preciso ficar atento a isso.

    E...
    VAMO CRUZEEEIRO!
    Sempre torço pra zebra ^^

    ResponderExcluir
  4. ah e eu repensaria o título "Do asfalto ao gramado" e o resto na linha fina. Sei la, boiolice msm, acho q títulos enxutos são mais legais =D

    ResponderExcluir
  5. Tb acho q titulos curtos são mais legais...esse ficou dificil de pensar e olha q sou bom em titulos, pelo menos isso né...hehe.
    Sobre o Corinthians e Flamengo do ano passado, até teve um certo corpo mole dos jogadores, mas a forma como foi esse ano, as campanhas, a revolta das torcidas, foi absurdo. Vc não concordar, Dri?
    valeu pela crítica minha amiga, ainda bem que sempre posso contar com vc para isso..hehe.

    ResponderExcluir
  6. farofao...belo texto..concordo q é deploravel times entregar jogos por rivalidade....isso mancha o nome do esporte....axo q devemos jogar todos os jogos do msm jeito por ética!!

    ResponderExcluir
  7. É isso ai Parolão...e se tem quem entende de ética em esporte, é a gente não é mesmo...nosso anos de basquete nos ensinou muito... até quando eu ficava nervisinho e queria pegar o juiz, hehehe, mas era ele q sempre tava errado...hehe.
    Abraço gordinho...

    ResponderExcluir