terça-feira, 3 de maio de 2011

Um culto ao jornalismo esportivo

Três horas da manhã. Todos já estão de pé e a disputa pelo banheiro começa. Depois do momento de noiva das crianças pegamos uma carona com o pai do Pedrinho. No ônibus, todos partem para o segundo tempo de sono, menos o Rafa, que resolveu vigiar nossa viagem. Pronto, a caminho de São Paulo, Capital.

Insisto em dizer; a Avenida Paulista é um dos lugares mais lindo do Brasil. Pelos menos para mim, um trabalhador comum, porque se eu fosse um carioca atoa, com certeza, acharia o Rio o lugar mais lindo, e não é. Para chegar à Casper percorremos uma pequena parte da Paulista, depois de guiados por dois policiais (um era uma policial). Então, me vejo diante daquela escadaria por onde já passaram tantos mitos do jornalismo, fico orgulhoso, além de maravilhado com a beleza do prédio, que ostenta imponente a antena da Gazeta, a primeira antena de transmissão da Capital.

Abro um parêntese aqui para ressaltar uma das coisas mais lindas de São Paulo; as mulheres. Tá certo, muito podem dizer: “ah, e as cariocas?”. As cariocas são gostosas, e ponto. As paulistanas não são só gostosas: são inteligentes, charmosas, não se intimidam, são sexys. Eu adoro essa cidade.

Voltando ao curso de Jornalismo Esportivo, o primeiro palestrante foi Paulo Vinícius Coelho, o PVC. O cara é fera. Sabe muito de futebol. O legal quando vamos a uma palestra desse tipo é a gente se identificar com os palestrantes. Com ele foi bem por ai. Assim como nós – Anderson, Rafael, Pedro, eu – o PVC é louco por futebol. E segundo ele, é por ai que se começa. Gostaria muito se saber um terço que ele sabe sobre futebol. Alguns momentos de nossa vida abrem nossas mentes. Esse foi um desses e me ajudou a perceber que tenho que começar a estudar esportes. Porque foi assim que o nosso palestrante começou a aprender.

Mauro Beting foi o segundo a dividir suas experiências jornalísticas com a gente. Foi uma palestra bem engraçada. O cara é muito divertido, porém, também acrescentou muito conhecimento na nossa bagagem jornalística. Mauro é um multimídia. Escreve para diversos meios, muitos mesmo. Isso me faz pensar em como eles fazem. Mal consigo colocar um post por mês no meu blog, os caras escrevem um por dia fora os trabalhos em jornais, revistas, internet, TV. Espero um dia conseguir fazer tudo isso.

Para fechar com chave de ouro, Antero Greco deu o ar de sua graça. Também muito engraçado e com experiência de sobra, nos falou da sua carreira e vivência no jornalismo esportivo e cotidiano, como saiu do meio das maquinas para ganhar as páginas de um dos maiores jornais do país.

A cada palestra que temos, vamos renovando nossas esperanças, nos identificando com profissionais renomados, e sem ter a ousadia de nos comparar com eles, vemos que estamos mais perto de realizar nossos sonhos profissionais do que imaginamos.

Depois, como não pode faltar, teve o botequinho. Para dar aquela relaxada antes de enfrentar o longo caminho de volta. Que venham as próximas. Caro é mesmo, mas nada paga o conhecimento adiquirido e os contatos que vão se firmando neste caminho. Amanhã, viajaremos, não para assistir, mas para apresentar uma palestra.






6 comentários:

  1. Eu fiz esse mesmo curso, em 2007 se não estou muito enganada. Só não fiz novamente por falta de recursos. Naquela época, não era tão caro! rs

    ResponderExcluir
  2. Que legal, Alinne. Foi muito bom, mas é muito caro mesmo. Eles querem fazer um curso desse por mês, mas não dou conta não. Morando aqui em Poços sozinho, to gastando demais. Mas quero fazer mais vezes.

    ResponderExcluir
  3. Esteve em São Paulo, Farofa? Não vou falar nada... =P

    ResponderExcluir
  4. Grande Farofa!!! Tirando o Milton Neves, pode espelhar em qualquer um deles! Juca Kfouri tb é show de bola! Abs e boa sorte...

    ResponderExcluir
  5. Mixtura, valeu pelas breves palavras amigo...

    Nossa Boni, eu fui meio que apertadão meu brother. Nem pensei em ligar para ninguém, hehe. Não foi de propósito não...hehe. Meu primo também meteu o fumo em mim...hehe. Mas da próxima, vc está no topo da minha lista...hehe. Abraços meu brother, tudo de bom na nova vida ai em.

    ResponderExcluir
  6. OK, ok, valeu. Mas nesse papo de meter o fumo, favor me tirar do topo da lista, ok. =P

    ResponderExcluir