sábado, 28 de maio de 2011

O mago dos projetos

Foto: DivulgaçãoSebastian Vettel levou mais uma, que surpresa! O alemão já é carta marcada, as apostas ficam para a segunda colocação, que não conta com o companheiro da equipe taurina – Webber tem o mesmo carro, porém não consegue acompanhar o seu desempenho – o que eu lamento, torci muito por Mark o ano passado, achava que ele merecia vencer.

Tudo isso se deve a uma pessoa: Adrian Newey. O inglês é praticamente um mágico quando acerta a mão. Muitos dos confortos que desfrutamos hoje quando dirigimos um bom carro, devemos a esse mago dos projetos inovadores. Lógico que o grande lance desse ano não ira chegar às ruas, não nos carros que costumamos dirigir, lógico.

Adrian foi o grande responsável por grandes projetos. Quem não se lembra da imbatível Williams de 1992, que deu o título daquele ano para o inglês Nigel Mansell, e que foi um dos motivos que levou Senna a querer uma vaga na equipe de Frank Williams. Aquela máquina era equipada com uma suspensão eletrônica, que podia se comportar de maneiras bem diferentes em cada trecho do circuito, equipamento que hoje equipa a maioria dos carros esportivos. A direção elétrica, que até nós, pobres mortais usuários de populares, também foi invenção do mestre Newey.

Esse ano, o salto na frente do engenheiro foi o escapamento do bólido. As RBRs tem o escapamento com uma saída única, abaixo da asa traseira, colocado estrategicamente de uma maneira que induz o ar que passa pelo carro a seguir um caminho mais fácil (não consegui uma maneira melhor para explicar). O que interessa é que o homem é fera mesmo.

Porém, isso nos faz lembrar o início da era Schumacher. Cinco campeonatos praticamente sem rivais. Com uma Ferrari absolutamente invencível e um piloto do nível do Schumi, não tinha como perder mesmo. Na época o único piloto que poderia ameaçar o alemão era Rubens Barrichello, porém, era companheiro de Ferrari de Michael. Outro exemplo foi a Brawn, em 2009, quando deu um salto na frente das outra equipes desenvolvendo um tipo diferente de assoalho. Jesson Button levou naquele ano, seu companheiro era Rubens Barrichello.

O que dá para concluir é que o futuro é incerto em muitos casos. Nos esporte, também.E se tratando de Mônaco, é mais incerto ainda. Apesar da beleza do principado, a cada curva se tem uma grande surpresa. No treino classificação Perez sofreu grave acidente, fica aqui a torcida para ele fica bem e voltar logo para as pistas. Contudo não dá para fazer previsões. Mas uma coisa eu digo, se eu tivesse que apostar, minhas fichas estariam todas em Sebastian Vettel e sua invencível RBR.

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