sexta-feira, 7 de maio de 2010

DESABAFO CORINTIANO

O corintiano sofre, de verdade, e parece que essa é a natureza desse torcedor. Para começar sofre com o preconceito; ninguém sabe o quanto essa torcida já lutou pela democracia do país e por causa dessa luta é tão perseguido hoje em dia.
Depois sofre pelo simples fato de ser o Corinthians. Quando se fala que “só quem é sabe o que é” não é mentira, não adianta eu ficar escrevendo sem parar sobre “o que é ser corintiano” ou falando tudo o que se passa no coração e na mente de um corintiano se o ouvinte ou leitor não for corintiano, porque “nunca vão entender”. Coloquei essa frases entre aspas, pois são frases normalmente utilizadas quando alguma pessoa ignora o fato de o Corinthians ser o maior time brasileiro. Que fique claro que isso não é arrogância: é fato.
Conversava com um amigo corintiano e falávamos sobre como a gente sofre. Somos atingidos por todos os lados. No Brasil existem dois tipos de torcidas; a torcida do Corinthians e a torcida Anti-Corinthians. A gente concorda que existem torcedores chatos, mas não se pode dizer que só existem esses torcedores no Corinthians, todo time tem torcedor chato, quer mais chato que um são-paulino quando o time deles está ganhando, o engraçado que eles somem quando o time perde dois joguinhos. Lógico, existem exceções, para todos os lados.
O corintiano verdadeiro, que já sofreu muito, chega a alertar as novas gerações. Ouvi uma história uma vez: “um garoto chega para o pai e diz que é corintiano. O pai é completamente apaixonado pelo time. Ele então alerta o filho sobre o que é ser corintiano, das dificuldades, dos sacrifícios, das decepções. Pergunta ao filho se é isso mesmo que ele quer. O garoto então responde; ‘Pai, eu não escolhi ser corintiano, eu sou corintiano’.”
É uma torcida diferenciada, não tem como explicar. Vou tentar fazer isso de uma maneira simples para aqueles que sempre pegam no pé de corintianos. Nós não ignoramos o fato da Libertadores ser um campeonato importante, é sim. O mundial também é muito importante, nós sabemos disso. Nunca questionamos nenhum campeonato que os clubes brasileiros ganharam. O que não entendo é porque qualquer coisa que ganhamos não tem nenhum valor perante os outros. Todo campeonato tem sua dificuldades, não se pode desprezar ou ficar inventando fatos que desmereça o que um time lutou para ter. Isso é coisa de perdedor ressentido, que queria de qualquer maneira ser como aquele que venceu. O verdadeiro torcedor é aquele que torce pelo time e não contra os outros. No Corinthians, nós torcemos pelo time, não por campeonatos ou taças ou títulos. Diferente de outras torcidas, que não preciso falar quem são, mas que são totalmente dependentes de uma Libertadores, sem isso parece que não vivem e acabam até ignorando o fato de serem os grandes campeões do Brasil.
Não vou ficar falando a favor ou contra uma torcida ou outra, porque isso é o futebol: dar canseira para o amigo quando time dele perder (mas sem por a mão, por favor, odeio isso), comemorar abraçado com um estranho num bar quando o seu time marca um gol (sem preconceito), chorar como uma criança a derrota e a desclassificação do time dentro do ônibus vindo embora da faculdade (nossa, isso é tão familiar). São “coisas” do futebol, do torcedor, isso é natural, isso é sadio.
O Corinthians perdeu, mas o mundo não acabou. Agora é começar tudo de novo, tentar ir bem no Brasileirão e conseguir uma vaga para Libertadores. Então, preparem seus corações novamente pessoal, a luta recomeçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário