sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Quando assisto a um filme brasileiro, já no começo, coloco na minha cabeça que será muito ruim. Mas isso não é ser egoísta ou antinacionalista, muito pelo contrario, gosto de ser surpreendido. Adoro quando algo ou alguém mês faz “calar a boca”, isso me faz ver o quanto pessoas se esforçam para fazer algo de bom, que mexa com a cabeça das pessoas e as emocionem.

O filme Uma Onda no Ar foi uma desses que conseguiram me surpreender. Uma ótima história, bom texto e uma produção, apesar de barata, muito bem feita. Um filme que nos mostrou uma realidade interessante; a falsa liberdade de imprensa que temos em nosso país.

Essa produção fez eu me lembrar de como é complicado conseguir uma concessão para rádio ou teve. A burocracia envolvida dificulta ou até mesmo impede alguém de conseguir montar uma rádio ou televisão no nosso país. Apesar de que, imagino não ser fácil conseguir essas coisas em país algum. Telecomunicação é algo de importância estratégia para a maioria das nações.

Mesmo que consigamos adquirir ou trabalhar em um meio de comunicação ainda sim estaremos limitados a seguir linhas editoriais impostas pelos donos das mídias ou por questões que envolvam a sobrevivência do meio.

Talvez, a maior liberdade não esteja em uma livre expressão em grandes mídias ou manifestações em público, mas sim dentro de nós mesmos. Quando deixamos de lado a hipocrisia, nesse momento estamos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário